segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Série: Imagens Fora de Contexto #001 “Os tímidos não herdarão o Reino dos céus.”

42-19685060
Olá gostaria de começar a série “imagens fora de contexto” não falando de um versículo usado fora de contexto e sim de uma palavra fora de seu sentido original que fará toda a diferença…


em defesa a  dos tímidos vou compartilhar…

O versículo está em Apocalipse capitulo 21 que diz: “Mas, quanto aos tímidos e aos incrédulos, e aos abomináveis, a aos homicidas, a aos fornicários, a aos feiticeiros, a aos idolatras e a todos os mentirosos , a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte” na versão Almeida revisada e corrigida.
Na Versão Almeida  Revisada a palavra “tímidos” aparece como “medrosos” na Almeida Revista e Atualizada assim como na NTLH aparece como “covardes”. Já na versão da imagem acima ela está como “tímidos”


mas, como você já pôde perceber, essa não é a melhor palavra para expressar aquilo que João está afirmando – com base nas revelações que teve que resultaram no Apocalipse.
Se a referência fosse, realmente, aos “tímidos”, coitadas daquelas pessoas que – por natureza – são introvertidas!!! Estariam, assim, condenadas ao fogo eterno pelo simples fato de terem nascido “caladinhas” e/ou do tipo retraído... Pobre do Melancton* – que foi o braço direito de Martinho Lutero, trabalhando nos bastidores – e das pessoas do tipo retraído que nem ele!!!1


Muitas pessoas podem ser tímidas para falar em público devido a inúmeros motivos mas no entanto professam a sua fé e testemunham o Senhor Jesus através de suas atitudes. Como bem cita a máxima: “Pregue em todo o tempo e se necessário use palavras”


Os tímidos que estão referidos na Palavra são aqueles que se envergonham do Evangelho de Cristo, que se sentem retraídos ao anunciar as Boas Novas do Reino de Deus.
A timidez comportamental é inimputável, pois muitos cristãos, são tímidos, mas anunciam a Palavra de Deus.

“Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.“ (Mc 8.38) 2


No evangelho de Marcos cap 4-40 fica mais claro esta diferença. Jesus após acalmar a tempestade ele olha para os discípulos que estão com os olhos arregalados de medo:
“E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?” isto na versão ARC a mesma da imagem acima.
já na versão NTHL: “Aí ele perguntou: Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não tem fé?”
O mesmo acontecimento narrado por Mateus na versão ARC: “E Ele disse: Por que temeis, homens de pouca fé?(…)Mateus 8-26.


Amados que possamos nunca deixar de anunciar as boas novas do Evangelho por termos vergonha de sermos discípulos de Jesus. Se nossa timidez de alguma forma atrapalha isto então oremos para que o Espirito Santo nos ajude nesta causa. Mas caso não atrapalhe ou talvez de certa forma até ajude (pois um fato é verdade sobre os tímidos; eles escutam mais e falam menos) , então nos veremos no céu até porque não são nossos méritos que nos levarão a viver eternamente com Cristo e sim a sua maravilhosa graça.(mas isto é outro assunto).


A paz…


*Philipp Melanchthon(ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Philipp_Melanchthon)
220px-Hockenheim_Evangelische_Kirche_Glasfenster1292.12 De Corrigendis Studiis Adolescentia – 1518    Em agosto de 1518, cerca de um ano após a publicação das Noventa e Cinco Teses de Lutero, Melanchthon chegou à Wittenberg. A expectativa da chegada de Melanchthon foi confrontada com sua aparência. De acordo com J. W. Richard (1898, p. 36), “He was young, below middle size, diffident, hesitating, of frail body and stammering tongue, and carried one shoulder higher than the other” (Ele era jovem, abaixo do tamanho médio, tímido, hesitante, de corpo frágil, língua a gaguejar e um ombro maior do que o outro).(…)Extraído de http://www.cedu.ufal.br/grupopesquisa/cea/asconcepcoespedagogicas.pdf

1 Fonte: http://www.iasdemfoco.net/mat/o_pastor_responde/abrejanela.asp?Id=57

2 Fonte: http://www.gospel10.com/forum/topico--esta-escrito-que-os-timidos-nao-herdarao-o-reino-de-deus-a-que-timidez-esse-texto-se-refere--1145

Um comentário: