segunda-feira, 19 de março de 2012

Série: Imagens Fora de Contexto #002 “Tudo posso naquele que me fortalece” Super Crentes!


super crente 2


Continuando a série Imagens Fora de Contexto, veremos um versículo muiiitoooo usado pelos "pregadores” da “teologia da prosperidade”. Versículo este que gostaria de compartilhar…


“Tudo posso naquele que me fortalece”. Fl. 4-13

Este versículo fora do contexto é uma frase triunfalista, de alguém que pode conquistar seus alvos, que pode obter todas as coisas. É devido a isto que muito falsos pregadores usam em demasia nos púlpitos a fim de justificarem a sua ideia de “Super Crentes”.

Tipo assim: “Irmão vai lá, abre a empresa, vai dar certo, porque você tudo pode naquele que te fortalece”


desafiando-o-gigante Fora de contexto


(…)Assim o “posso todas as coisas” passou a ser usado como se fosse um mantra que garante tudo na vida, independentemente da vontade divina.(1)

Como entender qual a ideia que Paulo quer nos passar neste versículo. Como em quase todos os versículos usados erroneamente é só dar uma lida no texto em si. Ou seja ao contrario de pegar ´só o versículo 13 lemos texto todo em si. Como exemplo vamos pegar do 10 em diante, que já da para ter uma noção:

Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:10-13


(…)Antes de mais nada Paulo declara sua total dependência de Cristo em todas as circunstancias: Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.(Fp 4-12).(1)

Para se ter uma ideia Paulo estava preso quando escreveu a carta aos Filipenses e isto muda toda a história. Como defender um discurso triunfalista com base nesta carta? Será que Paulo não tinha fé o bastante para poder sair desta situação? Lógico que Paulo tinha confiança no seu Deus e é por esta confiança que ele conseguiu, como ele mesmo cita: “estar abatido e também ter abundancia” 

Paulo depois de falar que passou necessidade e permaneceu confiante em Deus e que passou por abundancia e também permaneceu confiante em Deus e declara: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:10-13

Ou seja ele declara que tanto na necessidade quando na fartura ele pode suportar em Cristo Jesus.

Este versículo então não pode ser usado para dizer para o irmão abrir aquela empresa, comprar o carro novo ou dar uma oferta bem grande por que ele tudo pode naquele que fortalece.

(…)A satisfação e a suficiência do cristão vêm de Cristo e não dependem da abundância ou da escassez de bens materiais.(1)


Fonte: BTcast Nr 10
(1) Extraído: lições Bíblicas – 1º trimestre de 2012 – lição 7 (Escola Bíblica Dominical)

0 comentários:

Postar um comentário